CLIQUE PARA OUVIR
Agora ao Vivo
MUSICA E INFORMAÇÃO
BAIXE NOSSO APLICATIVO:

Calor intenso e tempo seco aumentam risco de incêndios no interior de São Paulo

Repórter Jota Anderson
schedule terça, 27/08/2024 as 19:15

Os meteorologistas alertam que o calor voltará com força no próximo fim de semana em São Paulo, com temperaturas ultrapassando os 30°C. No domingo, 1º de setembro, a previsão indica que a máxima poderá alcançar os 33°C. Além das altas temperaturas, a previsão para os próximos dias não mostra sinais de chuva, o que contribui para um tempo mais seco na região.

A Climatempo também chama atenção para as condições climáticas atuais que favorecem o aumento de focos de incêndio. "O tempo continua seco, com umidade baixa, e essa situação deve permanecer pelo menos até outubro", alertam os especialistas. Essas condições climáticas exigem atenção redobrada das autoridades e da população para evitar situações de risco.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Estado de São Paulo registrou 3.482 focos de incêndio desde o início de agosto até o último domingo, dia 25. Este é o maior número de queimadas para o mês de agosto desde o início da série histórica do Inpe, que começou a registrar esses dados em 1998.

O número de pontos de fogo registrados em agosto de 2024 é dez vezes maior do que o registrado no mesmo período de 2023, que contabilizou apenas 343 focos. Somente neste mês de agosto, as queimadas representam 65% de todos os registros do ano no Estado. Desde o início do ano, São Paulo já contabilizou 5.280 focos de incêndio, o que reforça a gravidade da situação e a necessidade de medidas preventivas para minimizar os danos ambientais e à saúde pública.

A população deve seguir orientações das autoridades, como evitar o uso de fogo para limpeza de terrenos e estar atenta aos riscos que o tempo seco e as altas temperaturas representam, principalmente para áreas de vegetação.

Compartilhe:
Facebook Twitter Whatsapp

Notícias + Acessadas