Repórter Jota Anderson
No dia 27 de novembro, é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Câncer, uma data criada com o objetivo principal de levar informação sobre a doença para todas as parcelas da sociedade. Essa data foi instituída em dezembro de 1988 por meio de uma portaria do Ministério da Saúde.
A importância da criação dessa data está no fato de que o câncer mata milhões de pessoas todos os anos.
? Afinal, o que é o câncer?
O câncer pode ser definido como um grupo de doenças que se caracterizam pela multiplicação de células de maneira incontrolável e desordenada, formando tumores. Essas células multiplicam-se e invadem órgãos, podendo, inclusive, atingir outras partes que não a sua de origem. Essa última situação é denominada de metástase.
? Quais são as causas do câncer?
O câncer apresenta causas variadas que envolvem fatores genéticos e também ambientais. Entre os fatores ambientais, que incluem aspectos do meio em que vivemos e nossos hábitos de vida, podemos citar a radiação solar, uso de medicamentos, alcoolismo, tabagismo, hábitos alimentares pouco saudáveis e comportamento sexual de risco.
? Quais são os principais tipos de câncer que afetam a população brasileira?
Existem mais de 100 tipos diferentes de câncer, mas nem todos ocorrem na população com a mesma frequência. Entre os tipos mais frequentes em nosso país, podemos citar o câncer de próstata, de mama feminino, cólon e reto, de pulmão, de estômago, do colo do útero, da cavidade oral, do esôfago, leucemia, linfoma não Hodgkin, linfoma de Hodgkin, de tireoide, do sistema nervoso central, de bexiga, de laringe, de ovário e de pele.
O câncer mais frequente no Brasil é o de pele não melanoma. Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), esse tipo de câncer representa 25% de todos os tumores malignos registrados em nosso país. Depois do câncer de pele não melanoma, em mulheres, o câncer mais comum é o de mama. O segundo mais comum em homens é o de próstata.
Por possuir causas variadas, não existe uma forma verdadeiramente eficaz para prevenir o câncer. Entretanto, adotar hábitos de vida saudáveis pode diminuir significativamente os riscos de desenvolver essa doença.
O Inca criou um folheto informativo com algumas dicas preciosas que podem diminuir a incidência do câncer. Entre os pontos importantes apontados pelo Instituto, podemos citar o fim do tabagismo e uma alimentação saudável. Além disso, é importante fazer exercícios, evitar a ingestão de bebidas alcoólicas, não se expor ao sol sem proteção, fazer higiene dos dentes e da língua e fazer os exames preventivos regularmente.
O câncer possui tratamento e, quanto mais precocemente descoberto, maiores são as chances de cura. Entre as medidas adotadas após a descoberta dessa doença, destacam-se:
Radioterapia: Técnica em que se utiliza radiação para destruir o tumor ou controlar o aumento das células cancerígenas. Ela pode ser feita isoladamente ou em combinação com outro tipo de tratamento.
Quimioterapia: Técnica em que medicamentos são usados para combater o desenvolvimento do tumor. Esses medicamentos, infelizmente, também afetam células saudáveis, o que desencadeia alguns efeitos colaterais desagradáveis, como perda de cabelo, náusea, vômitos e dores.
Cirurgia: Tratamento baseado na retirada parcial ou total do tumor cirurgicamente.
Transplante de medula óssea: Técnica realizada em pessoas em que o câncer atinge células do sangue. O tratamento consiste na transferência de células normais de medula óssea de um doador para o doente.